SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Com foco no rigor clínico, campanha reduz número de atestados médicos nas UPAs de PG

A redução foi observada nas unidades UPA Santa Paula, UPA Sant’Ana e UPA Uvaranas, que concentram os atendimentos de urgência e emergência no município

Com foco no rigor clínico, campanha reduz número de atestados médicos nas UPAs de PG
Divulgação/PMPG
Publicidade

A campanha Atestado Responsável, iniciada pela Prefeitura de Ponta Grossa, já começa a apresentar resultados expressivos nos serviços de saúde do município. Dados divulgados nesta quarta-feira (7) mostram que, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa, a emissão de atestados médicos caiu mais de 50% em dezembro, na comparação com o mês de novembro.

A redução foi observada nas unidades UPA Santa Paula, UPA Sant’Ana e UPA Uvaranas, que concentram os atendimentos de urgência e emergência no município.

Na UPA Santa Paula, que recebe o maior volume de pacientes, foram realizados 8,7 mil atendimentos em dezembro, com a emissão de 1,8 mil atestados médicos, o que corresponde a 21% do total. Em novembro, a unidade havia registrado 9,5 mil atendimentos e 3,8 mil atestados, representando 40% dos casos.

A maior queda proporcional foi registrada na UPA Sant’Ana. Em novembro, a unidade emitiu 2,3 mil atestados (36% do total de atendimentos), número que caiu para 854 documentos em dezembro, o equivalente a 14%. Já a UPA de Uvaranas, a mais recente entre as três, também acompanhou a tendência de redução: foram 977 atestados emitidos em dezembro (14%), contra 2,2 mil em novembro (31%).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, os resultados refletem um processo de diálogo e alinhamento com os profissionais das unidades. “Tivemos um diálogo aberto com os médicos e demais profissionais de saúde sobre a importância do rigor clínico e o registro obrigatório de todos os documentos no prontuário eletrônico”, destaca.

Desde o início da campanha, os pacientes que passam por atendimento e que, após avaliação clínica, não apresentam indicação de afastamento do trabalho recebem um documento que comprova o período de permanência na unidade de saúde. Já nos casos em que o atestado médico é emitido, todas as informações precisam estar devidamente registradas e justificadas no prontuário eletrônico.

A secretária reforça que a iniciativa não interfere na autonomia médica. “Em nenhum momento o objetivo é interferir na decisão clínica dos profissionais. A avaliação continua sendo exclusivamente técnica e de responsabilidade do médico que atende o paciente”, afirma.

Alinhamento estadual e nacional

A campanha Atestado Responsável foi oficialmente implantada no município no fim de novembro, após a publicação de uma instrução normativa. A medida é resultado de debates técnicos e de uma parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e o Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Leia também Paraná registra forte avanço no turismo internacional e entra em 2026 com perspectiva positiva

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →