Casamento Coletivo celebra união de 226 casais em Ponta Grossa
A ação foi uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná, o SESC PR e a Prefeitura de Ponta Grossa, encerrando o programa Justiça no Bairro.

A Arena Multiuso de Ponta Grossa foi palco de um momento marcante na tarde do último sábado (12), com a realização do Casamento Coletivo Civil promovido pelo programa Justiça no Bairro. A cerimônia oficializou a união de 226 casais em um evento repleto de emoção, reunindo familiares, amigos e autoridades.
A ação foi promovida em parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná, o SESC PR e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, encerrando as atividades do programa Justiça no Bairro na cidade. A solenidade contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt; da Desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora do programa; e do senador Sérgio Moro, acompanhado de sua esposa, Rosângela Moro.
“O programa Justiça no Bairro se despediu de Ponta Grossa com um encerramento inesquecível. Um momento de amor, dignidade e cidadania; possível graças ao Tribunal de Justiça do Paraná, à querida Desembargadora Joeci, e ao apoio essencial do SESC. A todos os noivos: que nunca falte amor. Viva o amor!”, declarou a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil). Ela também destacou: “Essa é a celebração daquilo que Deus mais nos ensinou: o amor. Sejam felizes com muito amor”.
Leia mais: É lei: proibido o uso de bebês reborn para receber atendimento prioritário em PG
Além do caráter simbólico, o Casamento Coletivo viabilizou gratuitamente a formalização civil das uniões, com a participação dos cartórios de registro civil de Ponta Grossa e distritos, que atuaram durante todo o sábado para garantir os trâmites legais e a documentação necessária.
A cerimônia foi o encerramento das ações do programa Justiça no Bairro em Ponta Grossa, realizadas entre os dias 10 e 12 de julho, no SESC Estrela. A programação incluiu serviços gratuitos nas áreas jurídica, de saúde, cidadania, qualificação profissional e assistência social.
Para a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, o evento foi um marco. “Foi emocionante. Um momento inesquecível para os casais e para toda a equipe que trabalhou com dedicação para tornar esse dia especial. Agradecemos a todos os parceiros, especialmente aos cartórios que se dedicaram durante todo o sábado para garantir a celebração das uniões”.
Entre os casais participantes, estavam Laila Cristiane Barbosa, cuidadora de idosos, e Fábio Fernando Rosa, que atua no setor de retífica. Após 27 anos juntos, oficializaram a união. “Para mim foi muito importante, porque eu estava querendo casar para ficar com tudo correto. Deu certo”, disse Laila. Fábio completou: “A gente está cumprindo mais um rito e fechando uma brecha”. Emocionado, ele declarou: “Lailinha, você é a minha vida. Te amo.” E ouviu de volta: “Também te amo”.
As fotos oficiais do casamento coletivo estão disponíveis no link:
https://drive.google.com/drive/folders/1j9-3GCSaN5qBmF2GLw-g9G6uWQ2ijb4b
*Com informações da Assessoria de Imprensa























