Campos Gerais recebem mais de R$ 21 milhões para infraestrutura turística
Investimentos contemplam 11 municípios e prometem impulsionar o turismo regional com revitalizações, sinalização e apoio ao visitante

Durante o lançamento oficial do Território Turístico dos Campos Gerais, realizado nesta quarta-feira (13), o Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, anunciou investimentos superiores a R$ 21 milhões em infraestrutura turística para 11 municípios da região. A iniciativa representa um marco para o fortalecimento do setor e para a promoção do desenvolvimento sustentável no interior do Paraná.
Os recursos, provenientes de emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (SETU) e da Secretaria das Cidades (SECID), contemplam projetos que envolvem sinalização turística, revitalização de espaços públicos, melhorias em atrativos turísticos e implantação de estruturas de apoio ao visitante.
Tibagi, Ortigueira e Sengés se destacam nos investimentos
Anfitriã do evento, a cidade de Tibagi foi uma das mais beneficiadas, com mais de R$ 6,5 milhões destinados à revitalização da orla, da Praça da Bíblia, de letreiros turísticos e à implantação de sinalização turística.
Assista a matérias sobre Ponta Grossa e região em nosso canal no Youtube
Outros destaques incluem Ortigueira, que receberá R$ 7,1 milhões para melhorias no Balneário Lajeado Bonito, e Sengés, com R$ 5 milhões voltados à qualificação de seus principais pontos turísticos.
Municípios contemplados fortalecem a regionalização do turismo
Além das três cidades com os maiores aportes, também foram contemplados com investimentos os municípios de Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Carambeí, Arapoti, Piraí do Sul e Porto Amazonas, com foco na sinalização turística e revitalização de atrativos locais.
O presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, ressaltou a importância dos recursos para consolidar a região como destino competitivo:
“Esses recursos chegam em um momento fundamental. Eles representam um reconhecimento da relevância dos Campos Gerais para o turismo paranaense. Com mais infraestrutura, sinalização e revitalização de espaços, conseguimos melhorar a experiência dos visitantes e impulsionar a economia local por meio do turismo. É uma conquista coletiva dos municípios, com apoio decisivo dos parlamentares e do Governo do Estado”, afirmou Forbeck.
Articulação política garante avanço do setor
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, a deputada estadual Mabel Canto foi responsável por articular diversos recursos voltados à sinalização turística em Tibagi, Ponta Grossa, Castro, Arapoti, Palmeira, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Carambeí. Já a deputada Flavia Francischini destinou recursos para obras em Porto Amazonas, incluindo a revitalização do Morro do Cristo.
Planejamento integrado e valorização regional
O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, o deputado estadual Moacyr Fadel, além de representantes do IDR, Sebrae, Sistema Fecomércio Sesc Senac, Adetur Campos Gerais e empresários do setor.
O lançamento do novo território turístico marca o início de uma nova fase para os Campos Gerais, com foco em planejamento integrado, desenvolvimento de produtos turísticos e valorização dos patrimônios naturais e culturais da região.























