SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Campanha “Não Ande Sozinho” alerta sobre riscos no trajeto escolar em Ponta Grossa

Como parte das atividades iniciais, agentes do GRCEM participaram de uma reunião com pais e responsáveis na Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira, no bairro Contorno

Campanha “Não Ande Sozinho” alerta sobre riscos no trajeto escolar em Ponta Grossa
Reprodução/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou, nesta segunda-feira (13), a campanha “Não Ande Sozinho – Ir acompanhado é ir protegido”, com foco na segurança de crianças no trajeto entre casa e escola. A ação é realizada por meio das Secretarias Municipais de Cidadania e Segurança Pública e de Educação, com atuação direta da Guarda Civil Municipal, através do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM).

A iniciativa busca alertar pais e responsáveis sobre a presença frequente de crianças desacompanhadas no deslocamento escolar, prática que pode expor os alunos a situações de risco.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da campanha para o fortalecimento da rede de proteção infantil no município. Segundo ela, o cuidado com a segurança das crianças deve ser constante e compartilhado entre o poder público e as famílias.

Pais e Responsáveis

Como parte das atividades iniciais, agentes do GRCEM participaram de uma reunião com pais e responsáveis na Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira, no bairro Contorno. Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre a importância de acompanhar os estudantes no trajeto escolar.

O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, reforçou que a campanha tem caráter preventivo e aproxima a Guarda Municipal da comunidade. A proposta, segundo ele, é fortalecer a presença da instituição no cotidiano das famílias e ampliar a sensação de segurança.

Já a secretária municipal de Educação, Joana D’Arc Panzarini Egg, destacou o papel das escolas como espaços de cuidado. Para ela, a participação ativa das famílias é essencial para garantir o bem-estar dos alunos, especialmente nos momentos de deslocamento.

Prevenção e Proteção

A campanha “Não Ande Sozinho” tem como objetivo identificar estudantes que realizam o trajeto desacompanhados, orientar os responsáveis sobre os riscos envolvidos e incentivar práticas que aumentem a segurança no dia a dia.

Além disso, a iniciativa reforça a importância da atuação conjunta entre família, escola e poder público na construção de um ambiente mais seguro para as crianças.

A proposta é que ações como essa contribuam para reduzir situações de vulnerabilidade e promovam uma cultura de cuidado e prevenção no município. (Com assessoria)

Leia também Mais de R$ 4,2 milhões serão investidos em pavimentação na Vila Liane

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →