Burocracia gera atraso no salário de terceirizados do HU-UEPG; entenda
Trabalhadores terceirizados dos Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) denunciaram atraso no pagamento referente aos serviços prestados e anunciaram um protesto para esta quarta-feira (14). Segundo os relatos encaminhados à reportagem, os funcionários da área de limpeza afirmam que não receberam seus vencimentos e que a paralisação será a forma encontrada para […]

Trabalhadores terceirizados dos Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) denunciaram atraso no pagamento referente aos serviços prestados e anunciaram um protesto para esta quarta-feira (14). Segundo os relatos encaminhados à reportagem, os funcionários da área de limpeza afirmam que não receberam seus vencimentos e que a paralisação será a forma encontrada para cobrar uma solução. O HU-UEPG emitiu uma nota oficial sobre o caso.
De acordo com a denúncia, os trabalhadores terceirizados devem comparecer normalmente ao local, mas não realizarão as atividades. “Nós, terceirizados do Hospital Regional do setor de limpeza, não recebemos o salário ainda. Vamos fazer um protesto na quarta-feira. Vamos chegar e não vamos trabalhar”, relata um dos funcionários, que pediu para não ser identificado.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
A situação gera preocupação, especialmente por envolver um hospital de referência no atendimento à população dos Campos Gerais. Os trabalhadores afirmam que dependem do pagamento para manter compromissos básicos, como aluguel, alimentação e contas essenciais, e cobram uma posição clara sobre quando os valores serão depositados.
Posicionamento do HU-UEPG
Procurada pela reportagem, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de seus Hospitais Universitários (HU-UEPG), encaminhou uma nota oficial esclarecendo o cronograma de pagamentos e a situação contratual.
Segundo a instituição, assim como ocorre todos os anos com os órgãos estaduais, os pagamentos só podem ser efetuados após a liberação do Orçamento do Estado do Paraná para o exercício de 2026. A universidade informou ainda que essa liberação deve ocorrer nos próximos dias, desde que as empresas responsáveis pelos contratos estejam com a documentação regularizada.
Ainda conforme o HU-UEPG, o pagamento dos serviços prestados em dezembro de 2025 pode ser realizado até o último dia de janeiro de 2026. A universidade ressalta que esse prazo está em conformidade com o contrato firmado e também com o que determina a Constituição do Estado do Paraná.
Confira a nota na íntegra aqui:
A Universidade Estadual de Ponta, por meio dos seus Hospitais Universitários, informa que, a exemplo do que ocorre todos anos, com todos os órgãos estaduais, a instituição é autorizada a realizar os pagamentos apenas após a liberação do Orçamento do Estado do Paraná para o exercício 2026, o que deve acontecer nos próximos dias, para as empresas com documentação em dia. O pagamento dos serviços prestados em dezembro de 2025 pode ser realizado até o último dia do mês de janeiro de 2026. A data está em conformidade com o que rege o contrato e está dentro do prazo estabelecido pela Constituição do Estado do Paraná.
Mobilização
Apesar do posicionamento oficial, os terceirizados do Hospital Regional de Ponta Grossa afirmam que a falta de informações diretas e de uma data concreta para o pagamento motivou a mobilização. Eles destacam que aguardam uma solução rápida para evitar impactos no funcionamento do hospital e prejuízos à população atendida.
A reportagem do BnT Online segue acompanhando o caso e permanece aberta para novas manifestações das empresas responsáveis pelos contratos e dos trabalhadores envolvidos.























