Bloqueio atmosférico causa alerta de calor no Paraná e outros estados
A intensa onda de calor no Brasil, registrada neste final de ano, tem como principal causa um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias e mantém o ar quente concentrado sobre grande parte do território nacional. O fenômeno levou o Inmet a emitir alerta de grande perigo para estados do Sudeste, Centro-Oeste e […]

A intensa onda de calor no Brasil, registrada neste final de ano, tem como principal causa um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias e mantém o ar quente concentrado sobre grande parte do território nacional. O fenômeno levou o Inmet a emitir alerta de grande perigo para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, incluindo o Paraná.
Paraná e Campos Gerais
De acordo com os meteorologistas, as temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média histórica, aumentando os riscos à saúde, como desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Nos Campos Gerais, embora as máximas não alcancem os níveis extremos de outras regiões, o calor persistente combinado com abafamento exige atenção redobrada da população.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
No estado do Paraná, as áreas noroeste e central são as mais impactadas. Cidades como Londrina podem registrar até 34 °C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em Curitiba, os termômetros podem chegar a 31 °C, valor considerado elevado para a capital. Já em municípios próximos aos Campos Gerais, o calor intenso também afeta a rotina, principalmente no período da tarde.
Outros estados
Outros estados enfrentam situação ainda mais crítica. São Paulo e Rio de Janeiro estão sob alerta máximo, com temperaturas que podem chegar a 39 °C. No Mato Grosso do Sul, Três Lagoas deve alcançar 36 °C, enquanto regiões de Minas Gerais e Goiás também enfrentam calor forte e tempo seco.
Especialistas alertam que o bloqueio atmosférico pode persistir por vários dias, prolongando a onda de calor no Brasil. A recomendação é evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, manter hidratação constante e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais.
*Com informações da Agência Brasil























