SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Bispo convida fiéis a viverem a Semana Santa como tempo de fé, silêncio e renovação espiritual

Na Diocese de Ponta Grossa, diversas ações têm sido propostas como preparação: caminhadas penitenciais, celebrações comunitárias e confissões em várias paróquias

bispo
BNT NEWS
Publicidade

Nesta quarta-feira (16) o BNT NEWS teve a participação ao vivo do bisco diocesano Dom Bruno, de Ponta Grossa, diretamente da Catedral de Santana. O religioso comentou sobre os sisgnifcados da Semana Santa.

Na entrevista, ele compartilhou a importância deste período sagrado para os cristãos e explicou como vivê-lo de maneira plena e consciente.

Dom Bruno recordou que a Semana Santa teve início no Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Ressurreição, passando por momentos de profunda espiritualidade e introspecção. Ao contrário de ser encarada como um simples feriado, trata-se de uma semana dedicada à oração, ao recolhimento e à renovação da fé.

“Para nós, cristãos, não é uma semana de descanso, mas de entrega. É um tempo santo, intenso e profundamente significativo para a vida da Igreja”, afirmou o bispo.

Na Quinta-feira Santa, a Igreja inicia o Tríduo Pascal, que compreende a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Pela manhã, ocorre a Missa dos Santos Óleos, ocasião em que os padres renovam os votos sacerdotais feitos no dia da ordenação. À noite, nas comunidades, é celebrada a Missa do Lava-Pés, que relembra o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos e institui dois dos principais sacramentos: a Eucaristia e a Ordem.

“A quinta-feira é marcada pelo amor. Jesus nos ensina isso lavando os pés dos discípulos. É também o dia de agradecer a Deus pelo dom dos padres e pelo sacerdócio instituído naquela noite”, destacou Dom Bruno.

A Sexta-feira Santa convida os fiéis ao silêncio, ao jejum e à abstinência. É um dia de luto, mas também de contemplação. “Vivemos num mundo acelerado. A proposta da Igreja é desacelerar, silenciar o coração e meditar sobre o sacrifício de Cristo na cruz”, disse o bispo. Às 15 horas, as paróquias costumam realizar a celebração da Paixão de Cristo.

O Sábado Santo é um dia de expectativa e quietude. “É o dia do grande silêncio. A Igreja permanece em vigília, aguardando o anúncio da ressurreição”, explicou. À noite, a celebração da Vigília Pascal marca a passagem da morte para a vida, simbolizando a vitória de Cristo sobre a morte.

Dom Bruno também abordou a indulgência plenária concedida pela Igreja neste período, especialmente por se tratar do Ano Jubilar, proclamado pelo Papa Francisco. Com o lema “Peregrinos da Esperança”, o jubileu permite que os fiéis obtenham a indulgência plenária ao cumprirem algumas práticas espirituais: confissão sacramental, participação na Eucaristia, oração pelo Papa e peregrinação aos locais determinados pela Igreja.

“A indulgência plenária é uma graça. Ela não apenas perdoa os pecados, mas apaga as marcas que o pecado deixa em nós. É um gesto de misericórdia que Deus concede àqueles que, com sinceridade, se voltam a Ele”, explicou o bispo.

Na Diocese de Ponta Grossa, diversas ações têm sido propostas como preparação: caminhadas penitenciais, celebrações comunitárias e confissões em várias paróquias. Segundo Dom Bruno, mesmo quem não conseguiu viver a Quaresma com intensidade ainda pode, a partir deste momento, buscar o recolhimento, participar das celebrações e reencontrar-se com Deus.

“Costumo dizer que a Semana Santa é um tempo de parar e olhar para Deus. E deixar que Ele nos olhe também. Um tempo de presença. É preciso estar ali, na comunidade, na oração, sem pressa”, aconselhou.

Encerrando sua reflexão, o bispo deixou uma mensagem de Páscoa para todos os fiéis:
“Que a luz de Cristo ressuscitado ilumine sua vida, sua família, e traga paz ao seu coração. Que todos possam experimentar a alegria da ressurreição e celebrar a vitória da vida sobre a morte. Uma santa e feliz Páscoa a todos!”

Asssista a entrevista

Leia também Associação de moradores da vila Santa Mônica publica nota de repúdio após injúria racial em campeonato de futsal

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →