Ponta Grossa tem o primeiro posto de biometano do Paraná
Primeiro posto de biometano do Paraná pode impulsionar corredores sustentáveis no estado e a descarbonização da logística.

Ponta Grossa se tornou referência na transição energética com a inauguração do primeiro posto de combustíveis de biometano do Paraná. Localizado em um ponto estratégico da malha logística estadual, o empreendimento representa um passo importante na implementação dos corredores sustentáveis, que vão permitir o transporte de cargas utilizando energia veicular limpa.
O novo posto é o maior do Brasil em capacidade de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) em alta vazão e agora passa a disponibilizar biometano como combustível. O produto é originado da primeira refinaria de biometano do Estado, instalada em Ponta Grossa e abastecida pela Central de Tratamento de Resíduos.
De acordo com o superintendente-geral de Gestão Energética, Sandro Vieira, a iniciativa consolida o Paraná como líder no processo de descarbonização. “A inauguração deste posto de abastecimento de frotas pesadas em gás natural e biometano representa um marco para a cadeia logística paranaense, permitindo integração com a produção local e fornecimento pela Compagas”, destacou.
Mais notícias: Maratona Internacional do Paraná estreia na Ponte de Guaratuba
O projeto Corredores Sustentáveis tem como objetivo viabilizar infraestrutura para caminhões a gás nas principais rodovias do Paraná. Este posto em Ponta Grossa conecta o eixo Norte e Centro do Estado ao Porto de Paranaguá, permitindo que transportadores que saem de Maringá e Londrina cheguem ao litoral utilizando gás natural ou biometano.
Para Thiago Olinda, coordenador de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio, o projeto ajuda a “destravar a cadeia do biogás” no Paraná, conforme previsto no Plano Estadual de Biogás e Biometano, sendo pioneiro ao transformar aterros sanitários em fonte de energia renovável.
Incentivos fiscais
O projeto foi viabilizado também pelo decreto nº 9.817/2025, que isenta o ICMS de bens destinados ao ativo imobilizado de biorrefinarias e plantas de produção de biometano. Os equipamentos de compressão e abastecimento utilizados no novo posto foram fabricados em Campo Largo, fortalecendo a indústria local e gerando empregos.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, reforçou que essas políticas atraem novos investimentos. “Grandes empresas têm metas de energia limpa para cumprir, e o Paraná se torna cada vez mais atrativo para receber novas indústrias e gerar oportunidades”, afirmou.
Biometano
O biometano é uma alternativa ao diesel e pode ser usado em qualquer veículo equipado com sistema de GNV, oferecendo o mesmo rendimento. Sua vantagem é a origem limpa, proveniente de resíduos de aterros sanitários, dejetos da pecuária e rejeitos urbanos que, antes poluidores, agora se transformam em energia.
Essas ações estão alinhadas ao Plano de Descarbonização da Economia Paranaense (PEDEP), que prevê a neutralidade de carbono até 2050. “O futuro sustentável não é promessa distante, está sendo construído agora”, declarou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, destacando o impacto positivo das políticas públicas na economia e no meio ambiente.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias























