SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
Últimas

Auxílio-transporte para estudantes em Castro é aprovado em regime de urgência

Conforme justificativa do projeto, o regime de urgência, busca regulamentar a concessão do auxílio aos estudantes que necessitem se deslocar para a cidade ou municípios vizinhos, como Ponta Grossa.

Auxílio-transporte para estudantes em Castro é aprovado em regime de urgência
Foto: Divulgação
Publicidade

Na sessão ordinária realizada dirante a segunda-feira (13), os vereadores de Castro aprovaram em discussão e votação única, o Projeto de Lei nº 31/2026, que dispõe sobre a concessão de auxílio-transporte para estudantes de cursos técnicos e de ensino superior.

Conforme justificativa do projeto, o regime de urgência, busca regulamentar a concessão do auxílio aos estudantes que necessitem se deslocar para a cidade ou municípios vizinhos, como Ponta Grossa. A prefeitura esclarece que trata-se de uma iniciativa voltada para reduzir obstáculos que possam comprometer a frequência e o desempenho acadêmico, assegurando que os estudantes tenham condições de concluir seus estudos de forma regular e eficiente. Além de reduzir a evasão escolar, o benefício busca promover a inclusão social, oferecendo suporte direto a estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade, que enfrentam desafios financeiros para custear deslocamentos necessários à sua formação educacional.

Antes da aprovação, o município definiu o valor do auxílio-transporte. O benefício será de R$ 500 por mês, conforme o Decreto nº 226/2026, publicado no Diário Oficial do Município. De acordo com o decreto, pode ser atendido até 150 estudantes, limite máximo de concessões estabelecido para este ano. A seleção dos beneficiários será realizada por meio de chamamento público, que ainda deverá ser divulgado pela Prefeitura.

Evasão Escolar

Já em segunda discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 43/2026, de autoria dos vereadores Pedro Jaremczuk, Kleber Roberto Sviercoski, João Paulo Machado e Renato Cordeiro, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar. A iniciativa será realizada anualmente na primeira quinzena de maio e tem como foco a permanência de crianças e adolescentes na escola, por meio de ações de conscientização junto a educadores, famílias e alunos, além da promoção de ambiente escolar mais acolhedor e do acompanhamento de estudantes em risco de abandono.

Leia também: IAT emite licença para rotatória de acesso à Ambev em Carambeí

TagsCastro
Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →