Aula inaugural da nova turma da Guarda Civil conta com a presença de Sergio Moro
A capacitação tem como objetivo ampliar o efetivo e qualificar o atendimento à população, fortalecendo a estrutura da segurança pública.

Na manhã desta segunda-feira (16), Ponta Grossa sediou a aula inaugural do curso de formação da nova turma da Guarda Civil Municipal (GCM), reunindo 116 alunos das corporações de Ponta Grossa e Castro. O evento foi realizado no auditório da Unicesumar e contou com a presença do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), responsável pela palestra de abertura, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e da área de segurança pública.
A formação segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contempla conteúdos teóricos e práticos, como legislação, primeiros socorros, defesa pessoal, uso de armamento, ética e direitos humanos. A capacitação tem como objetivo ampliar o efetivo e qualificar o atendimento à população, fortalecendo a estrutura da segurança pública municipal.
Durante a cerimônia, o senador Sergio Moro ressaltou a importância da valorização das guardas municipais e o papel que desempenham na prevenção e manutenção da ordem. “A segurança começa na base, com profissionais preparados, respeitados e próximos das comunidades. Investir na formação é garantir um futuro mais seguro para todos”, afirmou.
Leia mais: Palmeira realizou a 5ª edição da Caminhada na Natureza
A solenidade contou com a participação da prefeita Elizabeth Schmidt, do presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Küller, do secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, além de representantes das forças policiais, do Judiciário, do Ministério Público, secretários municipais e vereadores. Representantes de guardas civis de outros estados também estiveram presentes, reforçando a integração e o intercâmbio de experiências entre corporações de diferentes regiões do país.
As autoridades presentes destacaram o compromisso com o fortalecimento da segurança pública em Ponta Grossa e em toda a região dos Campos Gerais.
A aula inaugural marca o início de um novo ciclo para os agentes em formação, que nos próximos meses passarão por treinamentos voltados à atuação com responsabilidade, eficiência e respeito aos direitos da população. A conclusão do curso representará um reforço importante para as estratégias de segurança integradas ao município.

*Com informações da Assessoria de Imprensa























