SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 19°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Aula inaugural da nova turma da Guarda Civil conta com a presença de Sergio Moro

A capacitação tem como objetivo ampliar o efetivo e qualificar o atendimento à população, fortalecendo a estrutura da segurança pública.

WhatsApp Image 2025-06-16 at 095624
Foto: Assessoria
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (16), Ponta Grossa sediou a aula inaugural do curso de formação da nova turma da Guarda Civil Municipal (GCM), reunindo 116 alunos das corporações de Ponta Grossa e Castro. O evento foi realizado no auditório da Unicesumar e contou com a presença do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), responsável pela palestra de abertura, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e da área de segurança pública.

A formação segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contempla conteúdos teóricos e práticos, como legislação, primeiros socorros, defesa pessoal, uso de armamento, ética e direitos humanos. A capacitação tem como objetivo ampliar o efetivo e qualificar o atendimento à população, fortalecendo a estrutura da segurança pública municipal.

Durante a cerimônia, o senador Sergio Moro ressaltou a importância da valorização das guardas municipais e o papel que desempenham na prevenção e manutenção da ordem. “A segurança começa na base, com profissionais preparados, respeitados e próximos das comunidades. Investir na formação é garantir um futuro mais seguro para todos”, afirmou.

Leia mais: Palmeira realizou a 5ª edição da Caminhada na Natureza

A solenidade contou com a participação da prefeita Elizabeth Schmidt, do presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Küller, do secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, além de representantes das forças policiais, do Judiciário, do Ministério Público, secretários municipais e vereadores. Representantes de guardas civis de outros estados também estiveram presentes, reforçando a integração e o intercâmbio de experiências entre corporações de diferentes regiões do país.

As autoridades presentes destacaram o compromisso com o fortalecimento da segurança pública em Ponta Grossa e em toda a região dos Campos Gerais.

A aula inaugural marca o início de um novo ciclo para os agentes em formação, que nos próximos meses passarão por treinamentos voltados à atuação com responsabilidade, eficiência e respeito aos direitos da população. A conclusão do curso representará um reforço importante para as estratégias de segurança integradas ao município.

WhatsApp Image 2025-06-16 at 095623
Das assessoria

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →