SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

Assembleia Legislativa do Paraná aprova recursos para fortalecer Guardas Municipais

A medida, que inclui repasses financeiros e doação de bens, materiais e equipamentos, tem como objetivo melhorar a estrutura e a capacidade operacional das Guardas Municipais em diversos municípios paranaenses

Assembleia Legislativa do Paraná aprova recursos para fortalecer Guardas Municipais
Ilustração
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta segunda-feira (27), um projeto de lei que autoriza o Estado a investir nas Guardas Municipais, visando fortalecer as corporações e aumentar a segurança pública local. A medida, que inclui repasses financeiros e doação de bens, materiais e equipamentos, tem como objetivo melhorar a estrutura e a capacidade operacional das Guardas Municipais em diversos municípios paranaenses.

A proposta estabelece que os recursos financeiros deverão ser destinados à melhoria da estrutura física e operacional das corporações, incluindo a aquisição de viaturas, equipamentos de proteção e sistemas de comunicação. Além disso, o projeto prevê a doação de bens móveis, como veículos e armamentos menos letais, para as corporações que estão legalmente constituídas e em funcionamento.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Gugu Bueno, destacou a importância da medida para todo o Estado. “Com a aprovação desta proposta, será possível repassar recursos para as Guardas Municipais, ajudando na aquisição de equipamentos e viaturas, além de capacitar os agentes para que a segurança pública seja ainda mais eficaz”, afirmou.

O deputado Batatinha (MDB) também enfatizou a relevância do projeto, ressaltando que a iniciativa irá beneficiar diversas cidades, melhorando a atuação das Guardas Municipais e, consequentemente, a segurança da população. “Sabemos da importância desse trabalho e, com essa lei, conseguiremos dar um passo importante para garantir que as guardas municipais de todo o Paraná possam atuar com mais eficiência”, disse o parlamentar.

O projeto foi aprovado por ampla maioria e conta com a coautoria de vários deputados, incluindo Gugu Bueno (PSD), Artagão Júnior (PSD), Batatinha (MDB), entre outros.

De acordo com o texto, as transferências de recursos e as doações serão formalizadas por meio de convênios entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e os municípios interessados. A distribuição será feita com base em critérios como o efetivo das corporações, o tamanho da população, os índices de criminalidade e a realidade socioeconômica local.

O projeto também estabelece que os bens doados deverão ser utilizados exclusivamente em atividades operacionais, como patrulhamento e ações preventivas. Os municípios que receberem o apoio terão que estar em conformidade com as normas do Estado e prestar contas da aplicação dos recursos.

A proposta segue modelos adotados em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul e visa superar as limitações estruturais enfrentadas por muitas Guardas Municipais, que ainda operam com efetivos reduzidos e equipamentos defasados. A medida reforça a importância dessas corporações na prevenção da violência, na segurança escolar e no patrulhamento urbano. (Com asssessoria)

Leia também Ponta Grossa adota motolâncias para melhorar o atendimento de urgências

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →