DOMINGO · 28 JUN 2026Ponta Grossa 22°C
Publicidade
Últimas

Assembleia Itinerante durante o Agroleite acontece na quarta-feira em Castro

Diálogo com a Alep colocará em pauta demandas e sugestões visando o desenvolvimento dos Campos Gerais

175405756354399898349_9804c4be8e_k
#image_title
Publicidade

A região dos Campos Gerais receberá, na próxima quarta-feira (6), mais uma edição da Assembleia Itinerante, projeto que reforça o compromisso do Parlamento paranaense com a interiorização das ações legislativas e o diálogo direto com a população. O encontro será realizado no município de Castro, no Parque de Exposições Dario Macedo, durante a Agroleite 2025, a partir das 16h30.

A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância do evento.
“A Assembleia Itinerante é um momento de grande valor para os Campos Gerais, pois aproxima ainda mais o Legislativo das nossas cidades. É uma oportunidade de apresentar as necessidades reais da região e de construir soluções em conjunto, fortalecendo a parceria entre prefeitos, vereadores e deputados para garantir mais avanços à nossa população. Contamos com a presença das nossas lideranças nesta ação tão importante”, afirmou.

O evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi, além de demais parlamentares, prefeitos(as), vereadores e lideranças que atuam nas cidades da região. Na ocasião, a AMCG entregará aos parlamentares uma lista de demandas e sugestões elaboradas coletivamente pelos municípios.

Segundo Alexandre Curi, a iniciativa reafirma o papel do Legislativo como agente ativo no desenvolvimento regional. “A Assembleia Itinerante é uma oportunidade de escutar de perto os anseios da população e tornar a atuação dos deputados ainda mais conectada com a realidade de cada região. O Poder Legislativo precisa estar onde o povo está, nas cidades onde vivem, para atuar com mais responsabilidade e assertividade”, afirmou.

Descentralização

Instituída em 2023, a Assembleia Itinerante tem como objetivo descentralizar as atividades do Poder Legislativo, ampliar a escuta qualificada da sociedade, fortalecer a transparência institucional e incentivar a participação cidadã. Durante os eventos, moradores e representantes de entidades públicas e privadas podem apresentar sugestões, demandas e propostas que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas.

A iniciativa é uma ação da Assembleia Legislativa do Paraná que leva a estrutura do Parlamento para diferentes regiões do estado, em eventos regionais de grande visibilidade. O objetivo é ouvir diretamente a população, acolher sugestões e apresentar o trabalho realizado pela Casa. A proposta é fortalecer os laços entre a instituição e os cidadãos, promovendo maior transparência, escuta ativa e aproximação com os temas que impactam a vida das comunidades.

Canal de diálogo

Desde sua criação, o projeto já realizou 24 edições e percorreu cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Jacarezinho, entre outras. Mais de 5,7 mil sugestões foram coletadas nessas ocasiões, abordando temas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e segurança pública. A iniciativa tem se consolidado como um canal efetivo de participação democrática, permitindo que as demandas regionais cheguem diretamente aos parlamentares.

Leia também: 30 alunos da 2⁠ª temporada do programa Qualifica Paraná se formam em Reserva

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →