Arraiá do Seminário Eucarístico acontece neste sábado (12) em Ponta Grossa
O evento busca resgatar o clima das antigas festas de igreja e todo o valor arrecadado será destinado para a reforma da capela e estrutura do novo seminário

A tradicional festa julina do Seminário Eucarístico será realizada neste sábado, 12 de julho, no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa. O evento começa às 14h e segue até as 21h, com comidas típicas, quentão, bingo e brincadeiras para toda a família. A festa é organizada pelos Servos da Eucaristia e tem como objetivo arrecadar fundos para a reconstrução do seminário.
Segundo o padre Delsi Zamboni, Superior-Geral da congregação, o evento busca resgatar o clima das antigas festas de igreja. “Nossa festa é conhecida na cidade pelo clima de amizade e descontração. O objetivo é resgatar aquelas festas antigas de igreja, com menção aos santos e à comunhão das famílias. Além de proporcionar um ambiente para todas as idades”, afirma.
Os próprios religiosos e voluntários são responsáveis pela preparação das comidas. Entre os destaques do cardápio estão cachorro-quente, pastel, espetinho, pé de moleque, caldo de mandioca e o tradicional quentão. “No ano passado, o caldo de mandioca foi um sucesso, teremos que dobrar a produção”, conta o padre Delsi.
Neste ano, o evento também terá novidades como o x-cupim e novas brincadeiras voltadas para o público adulto.
A festa já faz parte do calendário junino da cidade. Em 2024, cerca de 4 mil pessoas participaram do arraiá, e a expectativa é de um público ainda maior neste ano. “Organizamos a logística para que todos possam estacionar dentro do terreno, construímos banheiros e nos preparamos melhor para que tudo seja rápido e eficaz”, destaca o sacerdote.
Reforma do Seminário
Todo o valor arrecadado será destinado à continuidade da reforma do Seminário Eucarístico, iniciada em 2023. A obra contempla a reestruturação completa do espaço, incluindo cozinha, refeitório, quartos e capela.
Nesta edição, os recursos serão usados na finalização da Capela e de espaços religiosos. A nova igreja, dedicada à Adoração Perpétua, terá capacidade para cerca de 80 pessoas e será uma réplica, em menor escala, da Reitoria Sagrado Coração de Jesus.
A congregação dos Servos da Eucaristia atua em Ponta Grossa (PR) e Anápolis (GO) e tem como carisma a adoração perpétua e solene a Jesus Eucarístico. Na cidade, os padres são responsáveis pela Reitoria Sagrado Coração de Jesus — conhecida como Igreja dos Polacos — localizada na região central.
Como ajudar
Quem desejar colaborar com a reconstrução do seminário pode participar da Obra dos Padrinhos e Madrinhas, que arrecada doações mensais. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (42) 98882-7747.
Serviço
Arraiá do Seminário Eucarístico
Data: 12/07/2025
Horário: das 14h às 21h
Local: Avenida Euzébio de Queiroz, 1800, Uvaranas, Ponta Grossa – Paraná.

Leia mais: Dom Evandro é ordenado bispo; veja fotos























