APADEVI inaugura sede própria e amplia inclusão em PG
APADEVI inaugura sede própria em Uvaranas, após 20 anos de obras, e reforça inclusão social para mais de 200 alunos em Ponta Grossa.

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI) inaugurou nesta sexta-feira (19) sua sede própria em Ponta Grossa, localizada no bairro Uvaranas. O evento marca o fim de quase 20 anos de obras e representa um avanço significativo na estrutura de atendimento às pessoas com deficiência visual nos Campos Gerais. A cerimônia contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (União), do presidente da Câmara Municipal, Julio Küller (MDB), do presidente da APADEVI, Luiz Carlos Carneiro Gomes, e de Tatiana Belo, presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG).
Quatro décadas de história e dedicação
A inauguração da nova estrutura acontece no ano em que a instituição completa 40 anos de atuação. Fundada em junho de 1984, a APADEVI tem desempenhado papel fundamental na inclusão social e no desenvolvimento de pessoas com deficiência visual. O novo prédio está localizado na Rua Pandiá Calógeras, em Uvaranas, e foi viabilizado com o apoio de parceiros importantes, como Rotary Club Ponta Grossa Uvaranas, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Sicredi, Instituto HSBC Solidariedade, Pontarollo, além de conselhos municipais e colaboradores da comunidade.
Atendimento especializado para mais de 200 alunos
Atualmente, a APADEVI atende 203 alunos com o apoio de mais de 30 funcionários e quatro voluntários. A instituição oferece serviços essenciais como estimulação precoce, educação e reeducação visual, braile, soroban, orientação e mobilidade, além de práticas de vida independente. Também há suporte nas áreas de Serviço Social e Psicologia, garantindo uma assistência completa aos usuários.
Atividades culturais, esportivas e inclusão
Além do atendimento pedagógico e clínico, a APADEVI desenvolve atividades culturais, musicais e esportivas, como artesanato, dança, atletismo, goalball, showdown, natação e pilates. Essas práticas fortalecem a cidadania e proporcionam oportunidades de socialização, ampliando a autonomia das pessoas atendidas. Em seus 40 anos de trajetória, a associação já acolheu 4.674 pessoas, e 623 delas alcançaram independência graças aos programas e métodos oferecidos.
Mudança gradual para o novo espaço
Segundo o presidente Luiz Carlos Carneiro Gomes, os atendimentos serão transferidos da atual sede no bairro Olarias para o novo espaço de forma gradual, até dezembro. “Estamos respeitando todas as exigências legais e garantindo que a transição seja segura e organizada para todos os alunos”, explicou. Para Julio Küller, presidente da Câmara, a entrega da nova sede é um marco de dignidade e valorização: “Fruto de anos de dedicação coletiva, garante melhores condições de atendimento para centenas de pessoas”.























