SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Política

Aliel e Santa Casa de PG assinam contrato para compra de equipamento contra o câncer

Santa Casa de Ponta Grossa recebe acelerador linear avaliado em R$ 12 milhões, que reduzirá tempo de tratamento do câncer na região.

Deputado Aliel Machado assina contrato para aquisição de acelerador linear para Santa Casa de Ponta Grossa
Foto: Assessoria de Imprensa
Publicidade

O deputado federal Aliel Machado (PV) e a Santa Casa de Ponta Grossa assinaram o contrato para a aquisição de um acelerador linear de última geração, avaliado em cerca de US$ 2 milhões (R$ 12 milhões). O equipamento será instalado no novo Centro de Radioterapia da instituição, atualmente em fase final de construção. O acelerador linear será instalado em um bunker construído na área do antigo Hospital Evangélico. A obra foi viabilizada por convênio firmado com a Itaipu Binacional e segue todas as exigências técnicas e de segurança necessárias para abrigar a tecnologia.

Aliel ressaltou o impacto e a importância desse investimento. “Hoje é um dia muito especial. É um investimento que vai amenizar a dor das pessoas que tratam o câncer. Estamos trazendo para Ponta Grossa um dos aparelhos mais modernos do mundo, que vai atender principalmente as pessoas mais simples, garantindo dignidade e esperança”, afirmou o parlamentar.

Mais notícias: Equipe do Feira Verde passará pelo Costa Rica nesta segunda (6)

Aliel agradeceu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e à equipe da Santa Casa pelo apoio à conquista.

O provedor da Santa Casa, Juarez Carvalho, reforçou o caráter inédito do equipamento. “É um dia marcante para a nossa instituição e para a saúde da região. Graças ao trabalho do deputado Aliel, estamos trazendo um equipamento de primeira geração, o primeiro com essa tecnologia em toda a América do Sul. Esse acelerador vai permitir tratamentos muito mais rápidos e eficazes. Pacientes que hoje precisam de até 30 sessões de radioterapia poderão realizar seus tratamentos em muito menos tempo. É um avanço imensurável para quem depende desse cuidado”, declarou.

De acordo com a equipe técnica da Santa Casa, o novo acelerador linear possibilitará a realização da chamada radiocirurgia, que diminui drasticamente o número de sessões necessárias. “Estamos falando de um ganho enorme em qualidade de vida. O paciente que antes precisava vir por 30 dias ao hospital agora poderá resolver seu tratamento em um período muito menor. É menos sofrimento físico, menos deslocamento, menos custo e mais eficiência”, destacou a equipe.

Além do acelerador, a Santa Casa de Ponta Grossa recebe um pacote de investimentos de mais de R$ 20 milhões. São R$ 15,8 milhões destinados à construção do bunker e à reforma da Maternidade, em convênio com a Itaipu Binacional, além dos recursos para a aquisição do equipamento de ponta.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →