SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

Alep encerra atividades de 2025 com debates sobre infraestrutura, meio ambiente e homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná encerra as atividades de 2025 com uma intensa programação política e institucional, marcando a última semana antes do recesso parlamentar. O período final de sessões reforça o papel do Legislativo estadual na discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento do Paraná, com reflexos diretos em regiões como os Campos Gerais. […]

alep
Foto: Valdir Amaral/Alep
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná encerra as atividades de 2025 com uma intensa programação política e institucional, marcando a última semana antes do recesso parlamentar. O período final de sessões reforça o papel do Legislativo estadual na discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento do Paraná, com reflexos diretos em regiões como os Campos Gerais.

A agenda começa na segunda-feira (15), com a audiência pública que discute as competências constitucionais dos Estados na regulação da infraestrutura do gás canalizado. O debate ocorre em meio a propostas federais e normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que podem afetar a autonomia dos estados. O tema é considerado estratégico para o crescimento econômico, já que o gás natural é fundamental para a indústria, geração de empregos e atração de investimentos.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Ainda no mesmo dia, outro destaque é a audiência pública que trata do futuro do Bosque da Copel, em Curitiba. O debate aborda os impactos ambientais, urbanísticos e sociais da área vendida pela companhia em 2024. A discussão sobre direito à cidade sustentável e transparência também ganha relevância para municípios que enfrentam desafios semelhantes de ocupação urbana e preservação ambiental.

Na terça-feira (16), a Assembleia realiza uma sessão solene em comemoração aos 172 anos da Emancipação Política do Paraná, celebrando a trajetória histórica do Estado desde 1853. Atualmente, o Paraná se destaca como a quarta maior economia do Brasil, com quase 12 milhões de habitantes.

O mesmo dia também será marcado pela homenagem ao Coritiba Crocodiles, que conquistou o tetracampeonato brasileiro de futebol americano. A solenidade tem forte simbolismo, pois celebra a superação da equipe após o trágico acidente ocorrido em 2024.

Encerrando a programação, a quarta-feira (17) será dedicada ao reconhecimento do trabalho das Apaes e entidades de reabilitação, reforçando a importância das organizações que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Paraná.

Com isso, a Assembleia Legislativa conclui o calendário de 2025, entrando em recesso até janeiro. As sessões plenárias serão retomadas no dia 2 de fevereiro.

*Com informações da Alep

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →