Ação do Maio Laranja reúne entidades e NUCRIA em conscientização em Ponta Grossa
Ponta Grossa iniciou as ações do Maio Laranja com palestra do NUCRIA e mobilização de entidades pela proteção de crianças e adolescentes

O mês de conscientização do Maio Laranja teve início em Ponta Grossa com uma ação promovida pelo Instituto das Filhas e Filhos do Imaculado Coração de Maria – Ação Social Centro de Convivência Nossa Senhora de Fátima. O evento reuniu entidades, autoridades e representantes da comunidade para debater a proteção de crianças e adolescentes.
Participaram da atividade representantes do Instituto Renovo, APAM, João XXIII e Casa do Piá, reforçando a união das instituições em torno do combate à violência e à exploração infantil.
A programação contou com palestra ministrada pelas delegadas do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Ponta Grossa, Ana Paula Cunha Carvalho e Renata de Souza Batista Paulúcio Kluska. Durante o encontro, foram abordados temas ligados à prevenção, identificação de sinais de violência e importância das denúncias.
Segundo a organização, o objetivo da ação foi ampliar a conscientização da sociedade sobre o cuidado com crianças e adolescentes e incentivar o diálogo sobre temas que ainda enfrentam resistência. A instituição destacou a necessidade de romper o tabu em torno das conversas sobre proteção do corpo e prevenção de abusos.
Durante a palestra, a delegada Ana Paula reforçou a importância de manter o tema em evidência ao longo de todo o ano, incentivando a denúncia de casos suspeitos e o fortalecimento das redes de proteção.
As ações do Maio Laranja continuam ao longo do mês em Ponta Grossa. Entre as atividades programadas está uma blitz de conscientização, marcada para o dia 22 de maio, na sede do Instituto Renovo. Também está prevista uma caminhada no dia 18 de maio, mobilizando a população em defesa das crianças e adolescentes e reforçando a importância de denunciar situações de violência e não se calar diante de abusos. (Com assessoria)


Leia também Ponta Grossa tem três entidades premiadas no sorteio de maio do Nota Paraná























