SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

UEPG recebe R$ 10 mi em renovação da frota de veículos

Investimento garante ambulâncias, ônibus, vans e tratores para ensino, pesquisa, extensão e saúde

uepg-veiculos
Foto: Fabio Ansolin
Publicidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o maior investimento da sua história para renovação e modernização da frota. Entre 2019 e 2025, o Governo do Paraná destinou R$ 10,1 milhões para a aquisição de 46 veículos leves, seis vans de passageiros, três vans de carga, quatro micro-ônibus e ônibus, duas motocicletas e dois equipamentos agrícolas.

O aporte fortalece atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde, além de reforçar a logística dos campi e a prestação de serviços à comunidade.

Novas ambulâncias e ônibus moderno

Após 15 anos sem renovação, o Hospital Universitário da UEPG receberá duas novas ambulâncias de suporte básico, com entrega prevista para até 60 dias. Já o novo ônibus Volvo Comil Campione traz mais segurança e conforto em viagens de longa distância e estreia a nova identidade visual da instituição.

Os equipamentos agrícolas – um trator e uma retroescavadeira – atenderão a Fazenda Escola e a Prefeitura do Campus, essenciais para práticas agronômicas, manutenção e obras.

Confira as últimas notícias de Ponta Grossa

Menos custos e mais eficiência

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da continuidade dos investimentos. “O que transforma é a estabilidade do financiamento. Temos conseguido investir em todas as universidades estaduais, e aqui na UEPG isso se reflete em frota, obras e pessoal.”

Para o reitor Miguel Sanches Neto, os novos veículos representam segurança, economia e imagem institucional. “Uma frota renovada reduz custos de manutenção e transmite à comunidade a qualidade e seriedade da universidade.”

Gestão moderna e locação de veículos

Com a renovação, a UEPG praticamente zerou os gastos de manutenção. Além da compra, a instituição aderiu ao programa estadual de locação de veículos oficiais, que já colocou em circulação três vans e 16 carros desde 2024. O modelo garante frota sempre renovada e reduz despesas de aquisição.

Leilões de inservíveis

Os novos veículos também permitiram a retirada de automóveis antigos. Dois leilões realizados em 2023 e 2024 alienaram 24 carros, duas vans, quatro ônibus ou micro-ônibus e um caminhão. Outro leilão, previsto para 2025, deve colocar à venda mais 25 veículos e equipamentos.

Lincoln Vargas
Autoria
Lincoln Vargas
Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →