Tibagi sediou o lançamento do Território Turístico Campos Gerais
Tibagi sedia lançamento do Território Turístico Campos Gerais, que integra 19 municípios ao programa de regionalização do turismo do Paraná.

O município de Tibagi sediou, nesta quarta-feira (13), o lançamento oficial do Território Turístico Campos Gerais, iniciativa que passa a integrar o programa de regionalização do turismo do Paraná. O evento reuniu empreendedores do setor, gestores públicos e representantes de entidades para alinhar diretrizes e promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região.
A proposta integra 19 municípios e busca fortalecer a promoção turística conjunta, ampliar o fluxo de visitantes e impulsionar oportunidades econômicas para toda a região.
O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, conversou com a equipe do Portal BnT e destacou que o projeto dos territórios turísticos vai além da implantação formal, envolvendo um diagnóstico completo das potencialidades e necessidades de cada região.
“É uma virada de página no turismo, especialmente no interior do estado. Vamos identificar o que já existe, o que precisa ser feito e quais potenciais ainda podem ser desenvolvidos, sempre respeitando as características de cada território”, afirmou.
Paranhos reforçou que o levantamento inclui infraestrutura, como disponibilidade de leitos, opções para turismo religioso, de aventura e náutico, além de garantir acesso seguro e confortável a pontos turísticos naturais, como o rio Tibagi e o Cânion do Guartelá.
Prefeitos de Tibagi, Castro, Ortigueira e Jaguariaíva, o deputado estadual Moacir Fadel e o presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, também participaram do encontro. Todos ressaltaram a importância da união dos municípios para ampliar a visibilidade do território e atrair mais investimentos.
O prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, destacou que sediar o lançamento reforça o papel do município como referência turística na região:
“Temos natureza exuberante, potencial histórico e cultural que precisa ser mostrado para o mundo. A união dos municípios é essencial para gerar emprego, renda e fortalecer nossa economia”.
O gestor também lembrou que atrativos como o Parque Estadual do Guartelá, o Parque Caxambu e as grutas do Abapã permitem a criação de roteiros integrados, capazes de manter turistas por vários dias na região, explorando desde o turismo ecológico até o gastronômico, histórico e religioso.
Leia também: 14ª Expo&Flor será realizada de 5 a 15 de setembro em Ponta Grossa























