Simulado de acidente com vítimas em Castro envolve cinco veículos
Simulado aconteceu durante o domingo (7), no Parque Lacustre. Profissionais da saúde se reuniram para realizar a atividade.

Durante o domingo (7), a APHSOSResgate, em parceria com a Secretaria de Saúde de Castro, realizou uma simulação de acidente com múltiplas vítimas. A ação ocorreu no Parque Lacustre.
Os veículos envolvidos na dinâmica foram um Ford Ka, um GM Onix, um Fiat Toro e duas motocicletas que foram mobilizadas no local. A dinâmica reuniu diversas instituições de segurança, saúde e emergência para demonstrar à população como funciona a resposta integrada diante de acidentes com grande número de vítimas. O simulado foi caracterizado como uma colisão frontal, com vítimas atropeladas. Ao todo, houve 15 vítimas e um óbito que foi apresentado no local.
O evento contou com a participação dos alunos do curso de socorrista, Dr. Salva, SAMU, Exército Brasileiro e demais profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar e na gestão de emergências. Após a simulação no parque, equipes se deslocaram até a UPA onde profissionais da área da saúde “de folga” receberam e avaliaram as imobilizações na emergência.
Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, o coordenador responsável pela empresa Aphsosresgate, Edenilson Silva, detalhou que a ação é um atendimento das equipes de emergência diferenciado, não sendo um atendimento convencional. “As ambulâncias estão em um local, vão chegar aqui e montar a parte onde será realizado o atendimento das vítimas. Aqui será montado um local de um acidente bem complexo, onde as vítimas estão politraumatizadas com várias lesões […]”.
Edenilson comentou que a realização da ação é a finalização do curso de socorrista da empresa. “Colocamos nossos alunos a prova para ver se todos estão qualificados para exercer a profissão, onde colocamos a qualidade e a humanização”.
Para o soldado (vítima do simulado), Helcris Ribas, contou que a importância da ação é ver como está as equipes. “Ver que sempre estão atendo quando acontece algum acidente. Aqui é uma situação, e creio que vai ser um experiência bem bacana e única para quem nunca foi”.
Para o secretário de saúde de Castro, Matilvani Moreira, disse que a importância dessa ação está na melhoria do atendimento desses acidentes que podem acontecer. “É uma integração entre essa a equipe da ação de termo de curso e a nossa equipe que está participando, porque é um aprimoramento para eles e para a UPA. Vale salientar que a equipe que aguarda para atender esse simulado, é uma equipe de vai atender especialmente o simulado”.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Feira Mais leva atendimento em Castro nesta semana; veja locais























