SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Secretário Aldo Bona destaca inovação, valorização dos servidores e investimentos de R$ 18,7 milhões para fortalecer o sistema estadual de ensino superior

Durante evento na UEPG, secretário Aldo Bona destaca o papel do diálogo entre universidades, anuncia investimentos de R$ 18,7 milhões no ensino superior e reforça a valorização dos servidores públicos em entrevista ao Portal Boca no Trombone

WhatsApp Image 2025-05-13 at 132258
Marcos Silva
Publicidade

Durante o Fórum de Boas Práticas do Ensino Superior, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, concedeu nesta terça-feira (13) entrevista exclusiva ao jornalismo do Portal Boca no Trombone (BnT) destacando a importância do diálogo entre instituições, os desafios contemporâneos da educação superior e os novos investimentos no setor.

O evento, realizado no Grande Auditório do Campus Central da UEPG, reuniu representantes das sete universidades estaduais do Paraná, além de autoridades, docentes, estudantes e lideranças acadêmicas. Em sua participação, Aldo Bona também ministrou a palestra “As Universidades frente aos desafios contemporâneos de formação integrada”, onde ressaltou a necessidade de inovação e de maior integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Ao portal Boca no Trombone, o secretário reforçou o papel do diálogo como motor de transformação. “Este evento cumpre aquilo que mais acreditamos: o papel transformador do diálogo. Quando colocamos as universidades para compartilharem desafios e boas práticas, uma aprende com a outra e todas se fortalecem.”

Bona apontou que o atual cenário de mudanças sociais e tecnológicas exige que as universidades se reinventem constantemente. “Vivemos um tempo de transformação acelerada. A juventude já não vê o ensino superior como único caminho para transformação da vida. Isso exige reinvenção constante — e o melhor caminho é trocar experiências e refletir coletivamente.”

Segundo o secretário, o maior capital do sistema estadual é o humano. “O maior patrimônio do nosso sistema são as pessoas — professores, agentes universitários e estudantes. Investir nas pessoas e em sua capacidade de gerar soluções coletivas é sempre o melhor caminho.”Ele ainda destacou que a produção de conhecimento, antes centrada em pesquisadores isolados, hoje depende cada vez mais da colaboração entre instituições e pesquisadores.

“Temos apostado na formação de redes de pesquisa e inovação, deixando de investir em projetos isolados para fortalecer arranjos coletivos. Esse modelo tem chamado a atenção de outros estados e até de outros países.”

 

R$ 18,7 milhões em investimentos para fortalecer o sistema universitário

Um dos principais anúncios feitos por Aldo Bona foi o detalhamento do investimento de R$ 18,7 milhões no sistema estadual de ensino superior, por meio de quatro encomendas governamentais que visam modernizar a atuação das universidades:

 

  • Criação de Data Lakes: bases de dados para subsidiar decisões com maior assertividade;

 

  • Oferta de microcredenciais: cursos de curta duração voltados às novas demandas do mercado de trabalho;

 

  • Capacitação de servidores públicos: acesso a mais de 100 doutorados e quase 200 mestrados nas universidades estaduais;

 

  • Núcleos de inserção profissional: estruturas para acompanhar egressos e fortalecer o vínculo com o mundo do trabalho.

 

Valorização do funcionalismo público

Na entrevista, o secretário também ressaltou a política de valorização dos servidores públicos adotada pelo Governo do Estado, sob liderança do governador Ratinho Júnior.

 

“O governador tem nos cobrado diariamente que sejamos verdadeiros servidores públicos. Servir com qualidade é o que se espera. E para isso, é fundamental valorizar as carreiras e modernizar o funcionalismo.”

Ao final, Aldo Bona agradeceu a cobertura do Portal Boca no Trombone. “É sempre um prazer contar com o Boca no Trombone, que ajuda a divulgar as ações da ciência, tecnologia e ensino superior. Estar com vocês é estar com quem está verdadeiramente presente nos temas importantes do Estado’’, pontua.

Leia mais: UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior

Eduardo Freitas
Autoria
Eduardo Freitas
Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →