Reinaldo Cardoso decreta situação de emergência em Castro
O decreto considera os danos provocados pelo granizo, como destelhamentos, infiltrações, quebra de vidros, alagamentos e riscos à segurança.

O prefeito de Castro Reinaldo Cardoso (PSD) assinou, nesta terça-feira (26), o Decreto Municipal nº 911/2025, que declara Situação de Emergência no município em razão da forte chuva de granizo que atingiu a cidade e causou grandes prejuízos. O documento considera os danos provocados pelo temporal, como destelhamentos, infiltrações, quebra de vidros, alagamentos e riscos à segurança e mobilidade da população.
Com a publicação do decreto, o município está autorizado a adotar uma série de medidas emergenciais:
-
Mobilizar todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta e reconstrução;
-
Convocar voluntários para reforçar as equipes de atendimento;
-
Realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade;
-
Contratar serviços, obras e aquisição de bens de forma mais ágil, com dispensa de licitação, desde que os contratos sejam concluídos em até seis meses.
Mais notícias: Ponta Grossa sanciona lei que inclui terrenos da XBRI no perímetro urbano
O decreto tem validade de 60 dias e possibilita que a Prefeitura solicite o reconhecimento da Situação de Emergência pela Defesa Civil Estadual. Com isso, o município poderá ter acesso a recursos do Governo do Estado e apoio técnico para auxiliar as famílias atingidas e recuperar os locais danificados.
As equipes municipais seguem mobilizadas para avaliar os estragos e prestar atendimento às comunidades mais afetadas, enquanto a Defesa Civil orienta a população sobre os procedimentos de segurança e os canais de contato em caso de necessidade.
Veja as últimas notícias de Castro.























