SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Política

Projeto garante atendimento jurídico gratuito para vítimas de racismo no Paraná

A Defensoria Pública do Paraná encaminhou nesta quinta-feira (27) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que garante atendimento jurídico gratuito para vítimas de racismo no Paraná, incluindo casos de injúria racial. A proposta, construída em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), busca ampliar o acesso à Justiça para […]

Projeto garante atendimento jurídico gratuito para vítimas de racismo no Paraná
Publicidade

A Defensoria Pública do Paraná encaminhou nesta quinta-feira (27) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que garante atendimento jurídico gratuito para vítimas de racismo no Paraná, incluindo casos de injúria racial. A proposta, construída em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), busca ampliar o acesso à Justiça para pessoas que enfrentam esse tipo de crime, eliminando barreiras burocráticas e financeiras.

Pela legislação atual, para ser atendido pela DPE-PR é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos. O novo texto, porém, estabelece que vítimas de racismo e injúria racial não precisarão passar pela análise socioeconômica, reconhecendo a gravidade e a urgência dos casos e dispensando a comprovação de vulnerabilidade.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Para garantir o atendimento em todo o Estado, o projeto prevê que o suporte seja oferecido prioritariamente de forma remota, permitindo que cidadãos de cidades que não possuem sede da Defensoria também possam ser assistidos. Caso seja necessário o atendimento presencial, a vítima será encaminhada à unidade mais próxima de seu domicílio. A medida amplia o alcance do serviço e facilita o acesso de moradores de municípios menores e áreas rurais.

Outro ponto importante é a criação da Coordenadoria Especializada na Defesa dos Direitos das Vítimas de Racismo e Injúria Racial, vinculada ao Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER). A nova estrutura ficará responsável pela organização dos atendimentos, pelo suporte jurídico especializado e pela atuação estratégica desde o inquérito policial, garantindo correta tipificação do crime e produção de provas.

Segundo o defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, a iniciativa é “um grande passo para assegurar que qualquer pessoa negra vítima de racismo ou injúria racial tenha seus direitos garantidos”. Ele reforça que o Estado avança na construção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo.

A proposta também integra a Defensoria à estrutura do Programa SOS Racismo, da Semipi, responsável por receber denúncias e acolher vítimas. Para a secretária Leandre Dal Ponte, a parceria fortalece a atuação conjunta no combate ao racismo. Já a diretora Ivânia Ramos dos Santos destaca que o atendimento será “integral, personalizado e contínuo”, acompanhando a vítima desde o primeiro contato até o apoio psicológico e o registro do boletim de ocorrência.

Com o projeto, o Paraná busca consolidar uma rede de proteção mais eficiente e humanizada, reforçando o enfrentamento às práticas racistas e ampliando o acesso ao atendimento jurídico gratuito para vítimas de racismo em todo o Estado.

*Com informações da AEN

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →