SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Política

Projeto de lei propõe mais sinalização em radares de rodovias estaduais do PR

A proposta prevê o uso de dispositivos luminosos ou de advertência para ampliar a visibilidade dos pontos com radares.

WhatsApp-Image-2025-04-11-at-184040-990×557 1
Foto ilustrativa: Gabriel Rosa/AEN
Publicidade

O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), apresentou um projeto de lei que propõe a instalação de sinalização complementar em trechos das rodovias estaduais que contam com radares fixos de fiscalização de velocidade.

A proposta, que já tramita na ALEP, prevê o uso de dispositivos luminosos ou placas refletivas de advertência com o objetivo de ampliar a visibilidade dos pontos de fiscalização eletrônica. A medida tem o objetivo de reforçar o caráter educativo e preventivo do controle de velocidade para contribuir na redução de acidentes e maior transparência nas ações viárias.

“Essa não é uma medida contra a fiscalização, muito pelo contrário. É uma iniciativa para salvaguardar vidas, educar motoristas e promover um trânsito mais humano e transparente”, afirmou Rangel, ao destacar que o projeto segue as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia mais: GAT fecha ponto de tráfico na Palmeirinha; mulher foi presa

O texto determina que os dispositivos de advertência sejam instalados em distâncias mínimas tecnicamente recomendadas, conforme critérios dos órgãos de trânsito, respeitando os princípios da eficiência administrativa, segurança viária e direito à informação do cidadão.

Rangel defende que a sinalização clara e visível antes dos pontos de fiscalização eletrônica fortalece a função pedagógica da medida. “A ausência de sinalização eficiente pode prejudicar a função pedagógica da fiscalização e, em vez de prevenir, apenas punir”, argumentou.

Segundo o parlamentar, a proposta não interfere nas competências da União, mas complementa diretrizes previstas no CTB. Ele também ressaltou que a iniciativa está em conformidade com o artigo 144 da Constituição Federal, que estabelece como dever do Estado garantir a segurança pública, incluindo a segurança no trânsito.

“É papel do Estado zelar pela vida e pela integridade física das pessoas. Este projeto é uma resposta à sociedade, que clama por mais justiça e clareza na fiscalização das rodovias”, concluiu.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →