SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 19°C ☁️
Publicidade
Últimas

Prefeitos dos Campos Gerais assinam protocolo para criar polo turístico regional

Integram a iniciativa os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi e Ventania.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 180850
Foto: Assessoria
Publicidade

Em evento realizado na cidade de Castro, nesta quinta-feira (03), oito prefeitos dos Campos Gerais assinaram um protocolo de intenções para criar um polo de desenvolvimento do turismo regional. O objetivo é impulsionar o turismo na região e aumentar a oferta de emprego e renda.

O documento foi assinado pelo deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), pelo secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, além dos prefeitos dos nove municípios que integram o polo: Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi e Ventania.

Durante o evento, ficaram estabelecidas algumas medidas para impulsionar o turismo regional. Como exemplo, os prefeitos discutiram a criação de um Conselho Regional de Turismo, como forma de integração entre os municípios para fortalecer o setor nos Campos Gerais.

Leia mais: Vereadores-mirins tomam posse na Câmara Jovem 2025 em Ponta Grossa

Uma novidade também foi anunciada: a região vai receber, em setembro, o 1º Festival da Primavera do Paraná, evento cultural, gastronômico, esportivo e de aventura. A cidade de Castro será sede do festival.

Outra medida anunciada foi a declaração de alta relevância para o turismo do projeto de pavimentação da Estrada do Cerne, reivindicação apresentada pelo prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB).

Está em desenvolvimento ainda o projeto da Patrulha do Turismo, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que visa reforçar as ações preventivas de segurança nos municípios participantes.

A equipe do Portal BnT conversou com o deputado estadual Moacyr Fadel, que comentou sobre o 1º Festival da Primavera: “Um privilégio para nós receber um evento estadual. Um evento que vai atrair muita gente e vai mexer com todo o estado do Paraná. Agradeço ao governador Ratinho Jr. (PSD) e ao nosso secretário (Leonaldo) por escolherem a nossa região para um evento que será marcante”, afirmou.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Kasciano Roberto Morais, comentou à reportagem que “todos foram pegos de surpresa” com o anúncio “maravilhoso” do evento de primavera pelo Estado. Também destacou que o evento de balonismo, que seria em julho, foi transferido para agosto devido à inauguração da prainha.

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), ressaltou a importância do projeto de valorização do turismo regional. “Os Campos Gerais são a única região do estado que oferece cinco tipos diferentes de turismo. Nossa ideia, assim como a do secretário, é ter o turismo regional como motor para o desenvolvimento dos municípios”, disse.

Por fim, o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do turismo nos municípios. “Uma reunião de trabalho muito importante. O Estado tem trabalhado para fortalecer o turismo, e essa reunião vai de encontro ao nosso pensamento”, concluiu Paranhos.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 123016
Foto: Matheus de Lara
Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →