População de Jaguariaíva passará a pagar R$ 3 na passagem do transporte coletivo e a prefeitura R$ 2
A cobrança do transporte rural também será retomada. Para isso, um projeto de lei será encaminhado para a Câmara e ter a validade.

Nesta semana, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, informou o reajuste no valor da passagem do transporte coletivo e a retomada da cobrança do transporte rural. Em relação na área urbana, o valor da passagem é pago pelo usuário e prefeitura. Devido a queda na arrecadação, foi necessário realizar a troca do subsídio, ou seja, o passageiro vai pagar R$ 3 e o município R$ 2, a partir do dia 1° de abril.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o prefeito apontou que o custo será dividido de forma mais equilibrada, sendo 40% será subsidiado pela prefeitura e os outros 60% pago pelo passageiro, diferente de antes, quando o município arcava com a maior parte do valor. “Além disso, estamos retomando a cobrança da passagem rural — com o mesmo valor que já era praticado anteriormente, apenas corrigido pela inflação. Essas medidas são necessárias para garantir melhorias na frota, mais qualidade no transporte e, principalmente, para manter o sistema funcionando”, disse o prefeito.
“O valor da passagem hoje é de R$ 5. A prefeitura paga R$ 3,40 enquanto o usuário entra com R$ 1,60. Mas, estamos aqui para noticiar a diminuição do subsídio por parte do município, onde a cidade entrava com quase 70% do valor da passagem e agora vamos passar a pagar 40% de subsídio do valor da passagem”. A decisão vem após a prefeitura arrecadar menos diante da gestão anterior, as consequências do tarifaço, das isenções do Governo do Estado no IPVA e também da isenção do Governo Federal no IR.
Com isso, o novo valor para o passageiro ficará em R$ 3 e o município pagará R$ 2. O prefeito disse que um decreto está sendo realizado e a partir do dia 1° de abril, será realizado a troca da questão do subsídio.
Já em relação ao transporte rural, Juca explicou que a última gestão entregou uma frota deteriorada e sem condições de uso. “Alugamos alguns ônibus no começo, reformamos alguns ônibus. Com isso, precisamos voltar a cobrar algo do transporte rural que será um valor bem pequeno. Somente corrigimos a inflação deste período que ficou sem cobrança. Para o transporte rural, precisamos mandar um Projeto de Lei para a Câmara e ter a validade”.
Leia também: 105 anos de Reserva terá shows, rodeio e inauguração do Pronto Atendimento Municipal























