SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

População de Jaguariaíva passará a pagar R$ 3 na passagem do transporte coletivo e a prefeitura R$ 2

A cobrança do transporte rural também será retomada. Para isso, um projeto de lei será encaminhado para a Câmara e ter a validade.

População de Jaguariaíva passará a pagar R$ 3 na passagem do transporte coletivo e a prefeitura R$ 2
Foto: Divulgação
Publicidade

Nesta semana, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, informou o reajuste no valor da passagem do transporte coletivo e a retomada da cobrança do transporte rural. Em relação na área urbana, o valor da passagem é pago pelo usuário e prefeitura. Devido a queda na arrecadação, foi necessário realizar a troca do subsídio, ou seja, o passageiro vai pagar R$ 3 e o município R$ 2, a partir do dia 1° de abril.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o prefeito apontou que o custo será dividido de forma mais equilibrada, sendo 40% será subsidiado pela prefeitura e os outros 60% pago pelo passageiro, diferente de antes, quando o município arcava com a maior parte do valor. “Além disso, estamos retomando a cobrança da passagem rural — com o mesmo valor que já era praticado anteriormente, apenas corrigido pela inflação. Essas medidas são necessárias para garantir melhorias na frota, mais qualidade no transporte e, principalmente, para manter o sistema funcionando”, disse o prefeito.

“O valor da passagem hoje é de R$ 5. A prefeitura paga R$ 3,40 enquanto o usuário entra com R$ 1,60. Mas, estamos aqui para noticiar a diminuição do subsídio por parte do município, onde a cidade entrava com quase 70% do valor da passagem e agora vamos passar a pagar 40% de subsídio do valor da passagem”. A decisão vem após a prefeitura arrecadar menos diante da gestão anterior, as consequências do tarifaço, das isenções do Governo do Estado no IPVA e também da isenção do Governo Federal no IR.

Com isso, o novo valor para o passageiro ficará em R$ 3 e o município pagará R$ 2. O prefeito disse que um decreto está sendo realizado e a partir do dia 1° de abril, será realizado a troca da questão do subsídio.

Já em relação ao transporte rural, Juca explicou que a última gestão entregou uma frota deteriorada e sem condições de uso. “Alugamos alguns ônibus no começo, reformamos alguns ônibus. Com isso, precisamos voltar a cobrar algo do transporte rural que será um valor bem pequeno. Somente corrigimos a inflação deste período que ficou sem cobrança. Para o transporte rural, precisamos mandar um Projeto de Lei para a Câmara e ter a validade”.

Leia também: 105 anos de Reserva terá shows, rodeio e inauguração do Pronto Atendimento Municipal

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →