SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 20°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Ponta Grossa e região recebem veículos destinados para ações das mulheres

O objetivo é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de ações voltadas às mulheres e ampliar a estrutura das gestões municipais. As cidades contempladas possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) instalados

Veículos PG e região
Foto: Robson Mafra/Sempi
Publicidade

Nesta segunda-feira (27), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em articulação com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), divulgou a lista de municípios que serão contemplados com veículos destinados a ações de atendimento e promoção de políticas públicas para mulheres.

Na região dos Campos Gerias, os municípios que vão receber os veículos são: Ponta Grossa, Arapoti, Castro, Curiúva, Guamiranga, Jaguariaíva, Rio Azul, Sengés, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Teixeira Soares.

A iniciativa integra as ações estratégicas de fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da igualdade de gênero, assegurando mais mobilidade, alcance e eficiência na execução das políticas públicas voltadas às mulheres.

Em março deste ano, a Semipi já havia feito a entrega de 72 veículos a municípios com OPMs (Organismos de Políticas para Mulheres) ativos. Considerando a evolução da gestão municipal das políticas para as mulheres e o aumento da demanda por estrutura e mobilidade, se buscou novos recursos para contemplar mais cidades, alcançando o total de 82 novos veículos. Para viabilizar essa expansão, foi publicada a Resolução n.º 146/2025, que reabriu o processo de habilitação e ampliou o alcance da política estadual de fortalecimento dos Organismos.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que esta iniciativa simboliza o compromisso do Governo do Paraná em estruturar as políticas para mulheres em todas as regiões. “Esses veículos significam mais do que infraestrutura, pois incentivam a autonomia, presença e cuidado. Cada entrega fortalece a rede de proteção e garante que as políticas cheguem aonde as mulheres estão, com mais rapidez e qualidade no atendimento”, afirmou.

PROGRAMA

O repasse dos veículos faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O objetivo é valorizar as gestões locais que promovem políticas de equidade de gênero e contribuir para que mais mulheres tenham acesso a serviços de apoio, proteção e inclusão social.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação das secretarias ou coordenadorias da mulher, bem como no reforço de serviços como Centros de Referência e Atendimento à Mulher (CRAMs), unidades de acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade, capacitação e iniciativas de autonomia econômica.

Com informações AEN

Leia também: Homem é preso após ameaça em bar de Reserva; pistola é apreendida

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →