SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Piraí do Sul discute acesso à saúde e fortalecimento do SUS em conferência

Conferência Municipal de Saúde em Piraí do Sul debate fortalecimento do SUS, acesso à saúde e participação popular nesta sexta-feira.

Piraí do Sul discute acesso à saúde e fortalecimento do SUS em conferência
Foto: divulgação
Publicidade

Piraí do Sul realiza, nesta sexta-feira (22), a 18ª Conferência Municipal de Saúde, evento que vai reunir gestores públicos, profissionais da saúde e a população para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação acontece das 8h30 às 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Últimas de Ponta Grossa e região

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência integra as etapas preparatórias da Conferência Nacional de Saúde, prevista para o próximo ano. O objetivo é promover o debate sobre os desafios da saúde pública, além de construir diretrizes e propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.

Em entrevista ao Portal BnT, o secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, destacou que o fortalecimento do SUS será um dos principais pontos discutidos durante o encontro.

Segundo ele, o município vem trabalhando para ampliar os serviços e garantir mais acesso à população. “Hoje temos 100% de cobertura com as equipes de saúde da família, o que permite uma atenção primária estruturada e forte. Isso possibilita ampliar os serviços e oferecer atendimento com mais qualidade”, afirmou.

Sandrini também ressaltou a importância da participação popular durante a conferência. De acordo com o secretário, a proposta é garantir que a comunidade possa apresentar reivindicações, sugestões e demandas relacionadas à saúde pública municipal.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço aberto à população e fundamental para fortalecer o controle social, que é um dos princípios organizativos do SUS. É através desse diálogo que conseguimos construir propostas e definir metas para melhorar o atendimento”, explicou.

Entre os temas que estarão em debate estão o financiamento do SUS, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e estratégias para melhorar o cuidado com a população.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Durante a entrevista, Júlio Sandrini também comentou sobre a campanha de vacinação contra a gripe em Piraí do Sul. Segundo ele, o município já se aproxima de 40% da meta de imunização dos grupos prioritários.

“Atualmente estamos com cerca de 39% da cobertura vacinal, com mais de 3.500 doses aplicadas. Inclusive realizamos ações na área rural para ampliar o acesso da população à vacinação”, destacou.

O secretário afirmou ainda que a adesão da população à campanha tem sido positiva e que a expectativa é atingir a meta estabelecida antes da ampliação da vacinação para o público em geral.

Veja mais

Prefeitura amplia para 30 mercados credenciados no programa Mercado da Família em PG

Tags
Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →