Piraí do Sul discute acesso à saúde e fortalecimento do SUS em conferência
Conferência Municipal de Saúde em Piraí do Sul debate fortalecimento do SUS, acesso à saúde e participação popular nesta sexta-feira.

Piraí do Sul realiza, nesta sexta-feira (22), a 18ª Conferência Municipal de Saúde, evento que vai reunir gestores públicos, profissionais da saúde e a população para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação acontece das 8h30 às 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Últimas de Ponta Grossa e região
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência integra as etapas preparatórias da Conferência Nacional de Saúde, prevista para o próximo ano. O objetivo é promover o debate sobre os desafios da saúde pública, além de construir diretrizes e propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.
Em entrevista ao Portal BnT, o secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, destacou que o fortalecimento do SUS será um dos principais pontos discutidos durante o encontro.
Segundo ele, o município vem trabalhando para ampliar os serviços e garantir mais acesso à população. “Hoje temos 100% de cobertura com as equipes de saúde da família, o que permite uma atenção primária estruturada e forte. Isso possibilita ampliar os serviços e oferecer atendimento com mais qualidade”, afirmou.
Sandrini também ressaltou a importância da participação popular durante a conferência. De acordo com o secretário, a proposta é garantir que a comunidade possa apresentar reivindicações, sugestões e demandas relacionadas à saúde pública municipal.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço aberto à população e fundamental para fortalecer o controle social, que é um dos princípios organizativos do SUS. É através desse diálogo que conseguimos construir propostas e definir metas para melhorar o atendimento”, explicou.
Entre os temas que estarão em debate estão o financiamento do SUS, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e estratégias para melhorar o cuidado com a população.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Durante a entrevista, Júlio Sandrini também comentou sobre a campanha de vacinação contra a gripe em Piraí do Sul. Segundo ele, o município já se aproxima de 40% da meta de imunização dos grupos prioritários.
“Atualmente estamos com cerca de 39% da cobertura vacinal, com mais de 3.500 doses aplicadas. Inclusive realizamos ações na área rural para ampliar o acesso da população à vacinação”, destacou.
O secretário afirmou ainda que a adesão da população à campanha tem sido positiva e que a expectativa é atingir a meta estabelecida antes da ampliação da vacinação para o público em geral.
Veja mais
Prefeitura amplia para 30 mercados credenciados no programa Mercado da Família em PG























