Paraná consolida liderança em sustentabilidade com políticas climáticas e adesão recorde ao Selo Clima
Estado é pioneiro no monitoramento municipal de emissões de gases de efeito estufa e mobiliza setor produtivo para uma economia de baixo carbono

O Paraná se destaca no cenário nacional como um dos estados mais comprometidos com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Com políticas públicas consolidadas e ações concretas, o estado alcançou, em 2025, um crescimento de mais de 70% na adesão ao Selo Clima Paraná, reunindo mais de 300 organizações comprometidas com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Inventário municipal inédito no Brasil
Desde 2012, o Paraná conta com a Política Estadual sobre Mudança do Clima, que orienta ações sustentáveis em todo o território. Um dos principais instrumentos dessa política é o Inventário Estadual de Emissões de GEE, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) em parceria com o Simepar. O levantamento abrange os 399 municípios paranaenses, sendo o primeiro do Brasil a apresentar dados detalhados por cidade — o que permite diagnósticos precisos e políticas mais eficazes de mitigação e adaptação.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
Selo Clima Paraná impulsiona boas práticas ESG
Criado em 2015, o Selo Clima Paraná reconhece organizações públicas e privadas que adotam práticas alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). Até o momento, 495 organizações já foram certificadas, fortalecendo o protagonismo climático do estado.
“O selo representa um compromisso público com a sustentabilidade, promovendo a cultura ESG e alinhando-se a compromissos internacionais como o Race to Zero e o Race to Resilience”, destaca o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
Everton Souza, presidente do Instituto Água e Terra (IAT), reforça a importância do reconhecimento. “É uma oportunidade de valorização da atuação climática de cada participante, reforçando sua imagem institucional.”
Sanepar lança plano inédito de descarbonização no saneamento
Entre as empresas públicas certificadas, a Sanepar se destaca por ter iniciado, em 2025, a elaboração de um Plano de Descarbonização, considerado pioneiro no setor de saneamento básico no Brasil. A iniciativa visa traçar caminhos para reduzir a emissão de GEE em toda a operação da companhia.
“A proposta inclui diagnóstico robusto, estudo de alavancas de descarbonização e definição de cenários viáveis, unindo inovação tecnológica e responsabilidade ambiental”, afirma Wilson Bley, presidente da Sanepar.
Além disso, a sede da empresa em Curitiba já alcançou a neutralidade de carbono, por meio da compra de créditos de projetos sustentáveis, demonstrando a viabilidade de compensação ambiental no setor.
Copel antecipa metas e opera com energia 100% renovável
A Companhia Paranaense de Energia (Copel), participante do GHG Protocol desde 2009, também vem liderando ações climáticas. Em 2024, a empresa atingiu a meta de geração 100% renovável e, até 2030, pretende zerar suas emissões próprias.
“O inventário de emissões é a base para nossas estratégias de descarbonização. Estamos ampliando os investimentos em veículos elétricos, eficiência energética e novas tecnologias para alcançar a neutralidade”, destaca Daniel Slaviero, presidente da Copel.
Portos do Paraná priorizam embarcações sustentáveis
Responsável pelos portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná desenvolveu um plano de descarbonização da comunidade portuária, com base em relatório de GEE elaborado pela Fundación Valenciaport. A empresa também implementou a Portaria dos Navios Verdes, que concede preferência de atracação a embarcações com menor impacto ambiental.
“Todos os navios com maior eficiência energética têm prioridade. Isso reforça nosso compromisso com as metas da Agenda 2030 e a descarbonização até 2050”, afirma João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da empresa.























