SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Turismo

Obras do elevador panorâmico no Parque Vila Velha marcam nova fase para o turismo regional

Desativado desde 2000, a retomada do equipamento pode impulsionar o número de visitações, além de fomentar a economia e o turismo regionais.

WhatsApp Image 2025-07-10 at 123242
Marcos Silva
Publicidade

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, anunciou nesta quinta-feira (10) o início das obras para a instalação do novo teleférico vertical na Furna dos Andorinhões. Desativado desde 2000, a retomada do equipamento pode representar um divisor de águas para o turismo dos Campos Gerais. 

É o que prevê Irapuan Cortes, presidente da Viaje Paraná, presente na cerimônia de lançamento do projeto. Ele destacou a importância do atrativo na promoção da região como destino turístico. 

“Essa promoção, nessa divulgação dos destinos turísticos do estado, a gente não consegue falar sobre os destinos turísticos do estado sem falar, na verdade, do Parque Vila Velha. E agora, com esse novo momento que vai ser o teleférico, realmente a gente tem certeza absoluta que a gente vai explodir em número de visitantes”, declarou.

A ambição por mais visitas se dá pelo pico histórico de visitações registrado pelo Parque nos anos 1990. Àquela época, o Vila Velha tinha média de 320 mil visitantes por ano; atualmente, esse número está na faixa dos 80 mil. O objetivo é mais do que dobrar as visitações com a retomada do elevador. 

Estudos realizados pelo Parque mostram que 92,5% dos visitantes consideram a retomada do elevador como um fator essencial para o retorno ao parque, e que a revitalização pode aumentar em até 50% o fluxo de visitantes, aumentando novos negócios em Ponta Grossa e região. 

Mais notícias: Ponta Grossa vence Copa Regional de Voleibol Sub-13

Leandro Ribas, gerente-geral do parque, revelou ao Portal BnT que a estrutura deve ser concluída em pouco mais de um ano. “É o projeto único, teleférico vertical da Furna dos Andorinhões, nosso querido elevador. Estamos prontos para iniciar a obra agora, para que dentro de 12 a 14 meses nós possamos descer novamente na Furna”, afirmou.

A proposta prevê a transformação do antigo elevador em um mirante moderno, com acessibilidade e segurança, oferecendo uma vista privilegiada da furna — um dos principais cartões-postais do Parque Estadual de Vila Velha.

O secretário municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiack, ressaltou à reportagem que o novo equipamento se soma a outras ações em andamento no município e reforçou a história rica do turismo pontagrossense. 

“Nós temos uma história muito rica. Tivemos há pouco a inauguração do CinePG, no Centro de Cultura, mais uma opção também para as pessoas. Essa junção, o planejamento do Poder Público, a ação da Iniciativa Privada, o aumento dos nossos leitos de hotelaria, enfim, tudo isso aumenta o nosso turismo e nós só vamos crescer, com certeza”, avaliou.

Também presente no evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, lembrou da relevância histórica e natural da furna. “Nós estamos transformando a Furna dos Andorinhões de novo num atrativo turístico. Existem os teleféricos, existe o trabalho do arvorismo, existe a observação geológica tão notável do cálice e das formações areníticas que remontam ao tempo do Dilúvio Universal, mas mais do que isso, existe o orgulho de nós sermos paranaenses”, afirmou. 

WhatsApp Image 2025-07-10 at 123146
Marcos Silva
Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →