Lula afirma que salário dele de R$ 46 mil “não é muito”
A declaração foi feita durante a abertura da 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.

Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o salário que recebe como chefe do Executivo federal, atualmente em R$ 46 mil mensais, “não é muito”. A declaração foi feita durante a abertura da 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.
O comentário surgiu no contexto da discussão sobre a reforma do Imposto de Renda. “Não é justo que quem está comprando alimentos pague o mesmo Imposto de Renda que eu pago. Meu salário não é muito não, viu?”, disse o presidente, ao defender maior justiça tributária.
Mais notícias: PG veta lei que exigia aval da Câmara para prorrogação de contratos do transporte coletivo
Lula detalhou que, após descontos, paga cerca de R$ 27 mil em impostos e recebe aproximadamente R$ 21 mil líquidos por mês. Em tom bem-humorado, afirmou que costuma pedir aumento a si mesmo, mas “sempre nega”.
O encontro contou com a presença de ministros e representantes do governo, além de empresários, ativistas e membros da sociedade civil. O Conselhão tem como objetivo auxiliar o governo na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social sustentável.























