CMPG avança em proposta para fortalecer equipes de saúde da família
Segundo o autor, a presença dos residentes fortalece o atendimento e promove maior integração entre as equipes

Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei nº 409/2025, que assegura a reserva proporcional de vagas para médicos residentes nas equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). A iniciativa é de autoria do vereador Dr. Erick (PV).
O projeto altera a Lei nº 13.843/2020, que instituiu o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. A proposta tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública e garantir que os residentes, em processo de especialização supervisionada, possam contribuir com conhecimentos atualizados e práticas alinhadas às necessidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo o autor, a presença dos residentes fortalece o atendimento e promove maior integração entre as equipes. “Os residentes atuam como ponte dentro das equipes, traduzindo orientações complexas em ações claras e levando as dificuldades da linha de frente para discussão com superiores, o que resulta em um trabalho interdisciplinar mais eficiente”, afirmou Dr. Erick.
O projeto segue agora para a segunda discussão na próxima sessão ordinária. Caso seja aprovado novamente, será encaminhado para sanção ou veto do Executivo municipal. (Com assessoria)
Leia também Elizabeth Schmidt transmite cargo a Moisés Faria entre 16 e 20 de março























