SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Esporte

CBF acelera implantação do Fair Play Financeiro e reúne clubes para treinamento

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) realizou, na tarde desta quinta-feira (28), no Salão Nobre da entidade, uma reunião e treinamento sobre o Sistema de Sustentabilidade Financeira da CBF, conhecido como Fair Play Financeiro. O encontro contou com a participação do presidente da FPF, Evandro Carvalho, e do gerente técnico da Agência Nacional de Regulação […]

fair play financeiro
Foto: Junior Souza/CBF
Publicidade

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) realizou, na tarde desta quinta-feira (28), no Salão Nobre da entidade, uma reunião e treinamento sobre o Sistema de Sustentabilidade Financeira da CBF, conhecido como Fair Play Financeiro. O encontro contou com a participação do presidente da FPF, Evandro Carvalho, e do gerente técnico da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF), Luciano Peixoto, responsável pela capacitação.

A atividade reuniu presidentes, executivos e representantes de clubes de Pernambuco e Alagoas com o objetivo de apresentar as novas diretrizes do sistema, esclarecer dúvidas e discutir os mecanismos de adequação às normas de controle financeiro implantadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia também: Ceará x Operário: veja as prováveis escalações para o confronto deste domingo pela Série B

A ANRESF é responsável pelo monitoramento, fiscalização, julgamento e aplicação das normas relacionadas ao Sistema de Sustentabilidade Financeira do futebol brasileiro. A iniciativa tem como foco fortalecer a gestão dos clubes e entidades esportivas, promovendo equilíbrio financeiro, transparência administrativa e sustentabilidade no cenário nacional.

Durante a abertura do encontro, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, destacou a relevância da implantação do sistema para o desenvolvimento da gestão esportiva no país. “Apresentamos hoje as novas diretrizes do Fair Play Financeiro e também a nova agência de regulamentação às equipes do nosso estado. Estamos cumprindo aquilo que a FIFA determinou e que a CBF já implantou, dentro do modelo de Fair Play Financeiro”, afirmou.

Leia também: Oitavas da Libertadores estão definidas; veja os confrontos do mata-mata

O gerente técnico da ANRESF, Luciano Peixoto, ressaltou o caráter orientativo do processo junto aos clubes. “Estamos apresentando o regulamento do Fair Play Financeiro, disseminando as informações entre os clubes e também escutando as equipes, entendendo como está acontecendo essa adaptação ao modelo e ao sistema”, destacou.

Leia também: Sul-Americana tem oitavas definidas; confira os cruzamentos e o caminho até o título

Durante a capacitação, foram abordados temas como requisitos de solvência, controle de custos, endividamento, transparência financeira e mecanismos de monitoramento previstos pelo novo regulamento da CBF.

A implementação do Fair Play Financeiro ocorrerá de forma gradual nos próximos anos, com o objetivo de consolidar um ambiente mais equilibrado, transparente e sustentável para o futebol brasileiro.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →