Castro realiza 1º Simpósio de Saúde Digital; telemedicina é um dos destaques
O evento realizado na Câmara Municipal tem como objetivo O processo de modernização da Atenção Primária de Saúde.

A cidade de Castro realiza nesta sexta-feira (24), o 1º Simpósio de Saúde Digital no município. A iniciativa é um passo importante no processo de modernização da Atenção Primária de Saúde.
O evento realizado na Câmara Municipal, conta com uma programação composta por palestras e apresentações de especialistas da área. Entre os temas abordados estão a aplicação da telemedicina na atenção primária, os avanços e desafios da telessaúde, além de questões éticas e jurídicas relacionadas ao tema.
Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, falou sobre a implantação da telemedicina no município. “A necessidade de ter consultas com mais facilidade e apropriadas e orientações de especialistas é fundamental. O grande problema no país é o acesso a primeira consulta. O projeto de telemedicina ele vai ser mais uma alavanca, mais uma estrutura que se tem de ampliar esse atendimento. Então, vamos implantar primeiramente em alguns postos, no decorrer passar para todo o município, como também aplicar o aplicativo de marcação de consultas”.
A diretora da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Fernanda Garcia Vieira, detalhou que o evento tem como objetivo a melhoria de acesso e redução de filas. Na região dos Campos Gerais, Fernanda detalhou que “todas as atenções de especialidades são do Estado e temos em apoio o CimSaúde. Então esses atendimentos geralmente são encaminhadas para atendimento em ambulatórios […]. A atenção primária ela atende aqui, faz esse caminho, vai para uma fila do Estado e a telemedicina ajudaria nesse pré-acesso para fazer uma qualificação melhor da fila e encaminhar quem realmente precisa para um atendimento presencial”.
Para o secretário municipal de saúde, Matilvani Moreira, explica que é preciso trazer a saúde digital para o município. “Eu acredito muito que a telemedicina vai ajudar que a saúde alcance todos os lugares do município”. Matilvani esclareceu que “temos que construir a telemedicina. Vamos começar com ‘pilotos’ em únicas básicas de saúde”.
Veja a reportagem completa com o repórter Matheus de Lara:
Ver essa foto no Instagram
Leia também: De pista histórica ao Campeonato: Castro recebe Motocross de 1° a 3 de maio























