Captação de água em Carambeí é parada após despejo de esterco no Rio São João
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente.

Na manhã desta sexta-feira (5), a Sanepar do município de Carambeí, informou que por conta de despejo de esterco no Rio São João, onde está a captação de água, o sistema de tratamento está suspenso até a normalização da situação.
O comunidado destaca que solicita o uso consciente neste dia. “Estamos trabalhando apenas com o volume dos reservatórios. O uso adequado evita a parada total do abastecimento, que permanece até secar os reservatórios”.
A prefeita do município, Elisangela Pedroso, disse que equipes percorrem fazendas entorno do rio, mas que até o momento não foi encontrado o responsável. “Com isso, a captação da água foi suspensa e também estamos acionando a Força Verde. Mas, foi detectado dejetos de esterco. A água está bem escura, uma coloração diferente”.
Sanepar
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
Leia também: Reserva promove Festa do Produtor com shows e Olimpíada Rural























