Câmara Jovem de Ponta Grossa diploma vereadores eleitos para mandato de 2026
Câmara Jovem Ponta Grossa diploma 19 vereadores estudantis para o mandato de 2026 em cerimônia realizada no Fórum Eleitoral.

A Câmara Jovem Ponta Grossa realizou nesta terça-feira (26), no Fórum Eleitoral, a diplomação dos 19 vereadores estudantis eleitos para o mandato de 2026. A cerimônia marcou mais uma etapa do projeto de educação política desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através do programa “Eleitor do Futuro”.
Neste ano, o processo eleitoral contou com o apoio direto do TRE, que auxiliou na organização das eleições realizadas junto às escolas participantes. A iniciativa busca aproximar os estudantes do processo democrático e incentivar a participação política entre os jovens.
Responsável pelo projeto “Eleitor do Futuro”, a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Reback, destacou a importância da união entre as iniciativas para despertar nos adolescentes o interesse pela política e pela cidadania.
Segundo a magistrada, o projeto representa uma oportunidade de formar jovens mais conscientes sobre o papel da política na sociedade. “No tempo em que nós vemos a população em geral descontente com a política, nós temos aqui uma oportunidade de ensinar e tornar esses jovens cidadãos conscientes e responsáveis com o futuro do país”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), ressaltou que o programa permite aos estudantes conhecerem de perto o funcionamento do Poder Legislativo. Conforme explicou, os participantes acompanham desde a elaboração de projetos até os debates realizados em plenário.
“Para nós é importante incluir os jovens, e nós esperamos que eles aprendendo aqui, possam repassar esse conhecimento adquirido para seus outros colegas”, comentou o presidente da Casa de Leis.
O projeto Câmara Jovem Ponta Grossa é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e tem como principal objetivo incentivar a educação política e a participação democrática. A iniciativa permite que os adolescentes vivenciem a rotina legislativa, debatam propostas para melhorias na cidade e compreendam na prática como funciona o trabalho de um vereador.
Além da experiência institucional, o programa também estimula o desenvolvimento da consciência cidadã, da argumentação e do interesse dos jovens pelas decisões que impactam diretamente a comunidade. A expectativa é de que os vereadores estudantis participem de atividades legislativas ao longo do mandato de 2026, promovendo debates e apresentando ideias voltadas ao município.
Leia também: Projeto em PG transforma crianças em agentes da educação ambiental























