Ponta Grossa realiza baile do idoso nesta quarta-feira (01)
Prefeitura de Ponta Grossa celebra o Dia da Pessoa Idosa com baile, atividades esportivas e ações de saúde que reforçam o cuidado com a terceira idade.

Neste 1º de outubro, Dia da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Ponta Grossa destaca iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida, inclusão social e bem-estar da população com 60 anos ou mais. A data é marcada por eventos comemorativos e pelo reforço das políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo.
A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou que o cuidado com a população idosa é prioridade em diferentes áreas da administração. “Queremos que Ponta Grossa seja uma cidade cada vez melhor para viver e envelhecer. Por isso, investimos em saúde, assistência, esporte, convivência e qualidade de vida para quem tanto contribuiu com a nossa história”, afirmou.
Atividades para a terceira idade
A Secretaria Municipal de Esportes oferece uma série de atividades gratuitas para idosos, incluindo hidroginástica, pilates, funcional, academia municipal, pistas de caminhada e aparelhos de alongamento em praças e parques da cidade. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e fortalecer a convivência comunitária.
Entre os destaques da programação do mês está a realização dos Jogos 60+, que acontecem entre 21 e 24 de outubro no CECON Nova Rússia, com baile temático, gincana esportiva e outras atividades abertas à comunidade.
Neste ano também foi realizado o Circuito 60+: Cuidados e Conexões, promovido pela Fundação Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado e a Sanepar. O evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas em dois dias de atividades, oferecendo serviços de saúde, recreação, cuidados de beleza e baile.
Mais notícias: Mulher é ferida com golpe de facão na cabeça em Ponta Grossa
Durante o Circuito 60+, a prefeita Elizabeth Schmidt assinou o termo de adesão ao Programa Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa visa fortalecer políticas públicas para o envelhecimento saudável em Ponta Grossa.
Como parte das comemorações, a Prefeitura promove nesta quarta-feira (1º) o Baile da Pessoa Idosa, com entrada gratuita, música e confraternização, reforçando a valorização do envelhecimento ativo e a integração da comunidade.
Direitos e canais de denúncia
O Dia da Pessoa Idosa também reforça a conscientização sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que estabelece que família, sociedade e Estado são responsáveis pela proteção da população idosa. Casos de abandono material ou afetivo configuram crime e podem ser denunciados.
Em Ponta Grossa, os canais de denúncia são:
-
156 (telefone ou site da Prefeitura)
-
Disque 100
-
Disque Idoso Paraná: 0800 141 0001
-
CREAS I – Rua Dr. Colares, 320 (Centro)
-
CREAS II – Rua Theodoro Rosas, 1651 (Centro)























